quarta-feira, 5 de outubro de 2011

 GNR- A Guarda nacional republicana é uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial. Pela sua natureza e polivalência, a GNR encontra o seu posicionamento institucional no conjunto das forças militares e das forças e serviços de segurança, sendo a única força de segurança com natureza e organização militares.
Escudo
 O escudo-O escudo Português , cujo símbolo é o cifrão ($) foi a última moeda de Portugal antes do Euro.
O escudo deu origem a outras variações de Escudo nas dependências africanas.
O código do escudo segundo a norma ISO 4217 é "PTE".
O escudo português foi substituído pelo Euro no início de 2002. A taxa de conversão entre escudos e euros foi estabelecida em 31 de Dezembro de 1998, tendo o valor de 1 euro sido fixado em 200,482 escudos.
 A república-A implantação da republica foi o resultado de um golpe de estado  organizado pelo pelo partido republicano português que, no dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal
 Hino-A portuguesa, que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal patriótico em resposta ao ultimato britânico para que as tropas portuguesas abandonassem as suas posições em África, no denominado mapa cor-de -rosa.
Aqui apresento um excerto da portuguesa!

"Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória"


Bandeira-A bandeira é o símbolo representativo de um estado soberano, ou país. O estudo das bandeiras é conhecido com um antigo símbolo das Legiões Romanas.
9º ANO


2011- 2012