sábado, 25 de setembro de 2010

Embarcações dos Descobrimentos






















Nau : Nau é uma denominação genérica dada a navios de grande porte até o século xv usados em viagens de grande percurso.




























Caravela: A caravela foi uma embarcação usada e inventada pelos portugueses e também usada pelos espanhois durante a era dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI.




















Galeão:Um galeão é um navio com quatro mastros de alto bordo, armado em guerra, frequentemente utililizado no transporte de cargas que possuiam alto valor na navegação oceânica entre os séculos XVI e XVIII

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Instrumentos naúticos



Bússola: é um instrumento navegacional para se encontrarem direcções. Ela consiste num ponteiro magnetizado livre para se alinhar de maneira precisa com o campo magnético da terra. Uma bússola fornece a uma direcção de referência conhecida que é de grande ajuda na navegação





 Astrolábio: é um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte


 

Quadrante: astronómico, conhecido desde a antiguidade foi o instrumento de alturas mais cedo adaptado à naútica



Balestilha: é um instrumento complementar da esfera armilar  utilizado para medir a altura em graus que une o horizonte ao astro




Portulano: é uma antiga carta náutica Europeia, datada do século XIII ou posterior.

Bibliografia de : Voltaire, Rousseau e Montesquieu.

Voltaire
 Bibliografia-É um escritor francês nascido em 1694 e morto em 1778.
É  autor de obras em diversos domínio (desde ao teatro ao romance e ao ensaio).
Foi um dos grandes vultos do Iluminismo. Defensor da tolerância religiosa , é admirador do regime liberal inglês e autor de uma grande obra histórica: O século de Luís XIV.


 
Rousseau
 Bibliografia- É um escritor e pensador francês, de origem Suíça nascido em 1712 e morto em 1778.Exerceu uma grande influência cultural e política no seu tempo: o seu romance didáctico Émile levou à criação de uma nova pedagogia e o seu ensaio Contrato Social impôs a tese de que o povo é a base da soberania e das leis.
Daí o grande impacto das suas ideias na Revolução Francesa 


 
 Montesquieu.











Bibliografia-Escritor e filósofo francês, célebre pela teoria da separação dos poderes. Nascido em 1689 e morto em 1755.